Operação da PF desarticula núcleo de f4cç@o cr1min0s4 que atua no Amazonas
Os principais alvos são os líderes do Comando Vermelho no Amazonas e o responsável pela lavagem de dinheiro por meio de fintech.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) deflagrou nesta segunda-feira (6/10) a Operação Xeque-Mate, desdobramento das operações Torre 1, 2, 3 e 4, com o objetivo de desarticular o principal núcleo de comando do crime organizado no estado.
Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, além do sequestro de bens avaliados em R$ 122 milhões, nas cidades de Manaus (AM) e Guarujá (SP).
As investigações revelaram um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, onde um líder criminoso atuava mesmo estando na Colômbia, sob identidade falsa, comandando suas ordens à distância. Ele foi ligado à posse de parte de um carregamento com mais de duas toneladas de droga apreendido em Manaus em setembro de 2024.
Para ocultar os lucros ilícitos, o grupo utilizava fintechs, empresas de fachada e sistemas paralelos de pagamento via aplicativos, dificultando a fiscalização bancária tradicional. Com esse método, mais de R$ 122 milhões foram movimentados na rede clandestina, parte convertida em criptoativos, supostamente enviados para o exterior, especialmente à Colômbia, para pagamento a fornecedores de drogas.
A operação contou com apoio estratégico da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (SEAI/AM) e cooperação internacional com autoridades colombianas.



.png)


Nenhum comentário