Crea-AM e Aleam celebram o Dia da Mulher na Engenharia com homenagem inédita - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Crea-AM e Aleam celebram o Dia da Mulher na Engenharia com homenagem inédita



O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), em parceria com o deputado estadual Sinésio Campos (PT), realizou nesta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), uma homenagem especial alusiva ao Dia da Mulher na Engenharia, celebrado oficialmente em 23 de junho. A cerimônia, inédita no formato, trouxe uma novidade: parte das homenageadas foi escolhida por meio de votação aberta nos canais do Crea-AM na internet.


Cumprindo agenda institucional na COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém, a presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, enviou uma mensagem em vídeo para as homenageadas.


“Quero parabenizar todas as mulheres homenageadas hoje. Essa sessão que foi trazida pelo nosso querido deputado Sinésio faz com que nós possamos parabenizar todas as mulheres que estão trabalhando na engenharia. Vocês foram escolhidas por voto popular, vocês foram indicadas por pessoas do Crea, então vocês estão sendo homenageadas pelo que vocês têm contribuído para a engenharia do nosso estado. Parabéns, a engenharia só tem a ganhar com vocês”, disse.




Durante a cerimônia, a presidente foi representada pela engenheira civil e diretora-administrativa do Crea-AM, Érika Pinheiro. “Foi uma cerimônia belíssima, superemocionante, e a gente só tem a agradecer a essas iniciativas que trazem essa valorização profissional para a nossa classe e principalmente para as mulheres.”


Homenageadas

Uma das mulheres reconhecidas foi a primeira engenheira civil indígena do Amazonas, Milda Mura, do povo Mura-Pirahã. “A homenagem é de grande importância e é um espaço relevante dentro da sociedade. O Crea-AM é um órgão de grande importância para a construção de um futuro no qual nós, indígenas, sejamos incluídos”, afirmou. 



A engenheira florestal Marcely Cristiny Andrade, analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), foi uma das eleitas por votação popular.


“Estou muito feliz, primeiramente quero agradecer os meus colegas de profissão por terem votado em mim e por eu ter esse reconhecimento. Sou analista ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente como engenheira florestal. Já tive um período no licenciamento ambiental, já atuei na arborização urbana e hoje estou no Departamento de Fiscalização Ambiental, servindo a população. Acho que significa um reconhecimento profissional, eu acredito que estou muito feliz por esse grande reconhecimento, principalmente por ter vindo por votação popular, agradeço muito”, disse.




A engenheira civil Nelcimara Lima também destacou a importância da homenagem. “Significa muito, principalmente porque nós mulheres precisamos trabalhar o dobro para conseguir o nosso espaço, e ter esse reconhecimento na engenharia é maravilhoso”, comemorou.


Reconhecimento

Ao se pronunciar, o deputado Sinésio Campos destacou a relevância da cerimônia e sua admiração pela categoria. “Hoje foi um dia muito diferente pra mim. Queria homenagear a nossa presidente do Crea, a doutora Alzira Miranda, que está na COP30 representando a engenharia como um todo, não somente da Amazônia, como do Brasil. E hoje eu estou homenageando aqui as engenheiras mulheres e aqui recebi também várias homenagens, mas principalmente o que eu quero deixar para todas as pessoas do Conselho é o meu muito obrigado. Estamos firmes e fortes, sempre juntos.”


Além de prestar homenagens, Sinésio também foi reconhecido por seu apoio ao setor. O deputado recebeu honrarias do Instituto Amazonense de Avaliações e Perícias de Engenharia (IAMAPE), da Associação das Mulheres Profissionais do Amazonas (AMP), da Associação dos Ex-Empregados Públicos da Eletrobras do Amazonas (AEEPEAM) e da Associação dos Servidores do Ipaam.


“A homenagem ao deputado Sinésio Campos reforça a gratidão pelo seu gesto que consolidou o IAMAPE como instituição de utilidade pública”, afirmou a presidente do IAMAPE, Romina Santos.



*Fotos:* Divulgação

Nenhum comentário