Deputados aprovam PEC que dá à Aleam poder para suspender contratos públicos no Amazonas
A Assembleia Legislativa do Amazonas
(Aleam) aprovou, nesta terça-feira (18), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 5/2025, que promete fortalecer o controle externo sobre os gastos públicos do Governo do Amazonas. A medida aperfeiçoa os instrumentos de fiscalização da Casa, especialmente no julgamento de contratos firmados pela administração pública direta e indireta.
Com a aprovação, a Aleam passa a ter competência para julgar a legalidade de contratos públicos, função que antes era exercida de forma exclusiva pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A partir da nova redação, o TCE só poderá se manifestar sobre a regularidade dos contratos mediante provocação da Assembleia.
A PEC também autoriza a Aleam a suspender contratos que apresentem risco de dano irreparável ou grave lesão à economia pública, tornando o processo de controle mais ágil e responsivo.
De acordo com a justificativa, as alterações tornam mais eficiente e ágil "o controle externo confiado pela ordem constitucional ao Poder Legislativo Estadual, com o firme propósito de agregar eficiência e eficácia às atividades fiscalizatórias da Aleam"
(*) Com informações da Aleam



.png)


Nenhum comentário