Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Campanha de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta sexta-feira, 9/4, a abertura, na próxima segunda-feira, 12, da 23ª Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) na cidade. Considerando o quantitativo de vacinas encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao município de Manaus até este momento, a campanha vai atender inicialmente crianças na faixa etária de seis meses a menor de dois anos, gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias).

“Nesta primeira remessa, recebemos pouco mais de 90 mil doses para começarmos a imunizar nossa população contra a gripe. Com base neste quantitativo, os técnicos da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) priorizaram esses públicos para receberem logo a vacina. Com a chegada de novos lotes, iremos expandir a imunização para mais grupos prioritários, conforme estabelece o Ministério da Saúde”, assegura o prefeito.


Para a vacinação, as pessoas que se enquadram no público-alvo devem procurar uma das 171 salas de vacina nas Unidades de Saúde e a orientação é que o cartão de vacina seja apresentado no posto, no momento da imunização. As salas de vacina foram organizadas para evitar o risco de transmissão do novo coronavírus, mas gestantes e puérperas devem manter os cuidados indo ao posto utilizando máscaras, e a criança deve ir acompanhada de apenas um responsável, reduzindo riscos de aglomeração nas Unidades de Saúde. Os endereços podem ser consultados no link https://semsa.manaus.am.gov.br/programa-de-imunizacoes/salas-de-vacina/

“O público-alvo para a vacinação contra Influenza é formado por 17 grupos prioritários, que serão atendidos em três etapas, iniciando no dia 12 de abril e finalizando no dia 9 de julho. A vacinação vai contemplar todas as pessoas dos 17 grupos, a partir de um calendário organizado pela Semsa, o que será divulgado seguindo o cronograma de entrega das doses ao município”, informa a secretária municipal interina de Saúde, Aline Rosa Martins.

Ao todo, a campanha vai atender, até 9/7, os seguintes grupos prioritários: crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mães no pós-parto até 45 dias); povos indígenas; trabalhadores de saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Conforme a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, englobando todos os 17 grupos prioritários, a previsão é que sejam imunizadas 642.003 pessoas no município de Manaus.

“A meta é vacinar no mínimo 90% do público-alvo. E é muito importante que as pessoas compareçam a uma sala de vacina para se imunizar contra a Influenza, que é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível, lembrando sempre de apresentar o cartão de vacina”, ressalta Isabel.

Covid-19

Como a campanha contra a Influenza acontecerá de forma simultânea à vacinação contra a Covid-19, a orientação é que a aplicação aconteça com um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas.

“Caso a pessoa faça parte do público-alvo para as duas vacinas, a prioridade, neste momento de pandemia, deve ser pela aplicação da vacina contra Covid-19, aguardando um período de 14 dias para imunização contra a Influenza”, orienta Isabel.

A enfermeira alerta ainda que a vacinação contra Influenza ajuda na prevenção da doença e reduz o risco de complicações graves, internações e óbitos. “Evitar complicações por Influenza tem como resultado a redução da demanda pelos serviços de saúde, o que é muito importante durante a pandemia da Covid-19, que já causa uma sobrecarga no sistema de saúde”, explica Hernandes.

 

Sintomas

Os principais sintomas da Influenza são febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Em alguns casos, a doença pode apresentar complicações graves, como pneumonia, quando o paciente pode desenvolver a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de gotículas expelidas por alguém infectado pelo vírus, ao falar, espirrar ou tossir, ou pelo contato direto com secreções de pessoas doentes.

— — —

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Valdo Leão / Semcom

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVcJnbn

 

Nenhum comentário