Internos do sistema prisional realizam Provão Supletivo da Seduc para obtenção de certificado de conclusão de escolaridade - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Internos do sistema prisional realizam Provão Supletivo da Seduc para obtenção de certificado de conclusão de escolaridade

Exame será realizado duas vezes ao ano nas unidades prisionais



Manaus|AM- A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Escola de Administração Penitenciária (Esap), em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto (Seduc), está promovendo, neste fim de semana, a primeira edição do Provão Supletivo para o público carcerário de Manaus. A avaliação representa uma nova alternativa para a regularização e certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio para presos que não concluíram os estudos.

 

Cerca de 605 privados de liberdade estão participando desta edição do exame. Neste sábado (25), 453 internos realizam a prova na modalidade Ensino Fundamental. Amanhã (26), 152 concorrerão na modalidade Ensino Médio. A expectativa é de que a prova seja realizada anualmente, de seis em seis meses.

 

O exame contém 20 questões e segue basicamente os mesmos trâmites do provão eletrônico da Seduc, ressalvadas algumas adaptações para a modalidade escrita, formato escolhido em respeito às medidas de segurança e logística nas penitenciárias. Os assuntos abordados na prova de Ensino Fundamental são de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia.

 

Para a de Ensino Médio são das áreas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias.

 

Conforme afirma a chefe da Esap, Sônia Cabral, o provão supletivo chega como um reforço para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade, ferramenta utilizada para obtenção de mesmos fins.

 

Agora, com essa alternativa do provão supletivo existe a possibilidade de um número maior de reeducandos atingirem esse nível de certificação escolar. Isso é muito importante para os encarcerados, que almejam e têm a esperança de transformarem suas vidas por meio do estudo e da capacitação, poderem retornar à sociedade com as habilidades e competências necessárias para concorrer às oportunidades de forma igualitária", reiterou Cabral.

 

Público carcerário 


Os reeducandos inscritos no provão são dos Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM 1 e CDPM 2), Detenção Feminina (CDF), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

 

 


FOTOS: Divulgação/Seap

Nenhum comentário