Últimas

Espaço ‘Cores de Frida’ encanta visitantes com a imersão no universo do ícone da cultura pop

  


“Nada é absoluto. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece”. A frase da artista mexicana Frida Khalo e os elementos da exposição cativaram tanto os amigos Richard e Luiz, que vieram ao Manauara Shopping para um almoço, que acabaram esquecendo a hora de voltar para casa.

 

Logo na entrada, painéis de luzes coloridas dispostas num túnel aqueceram o imaginário do professor e do servidor público. Eles assistiram o filme da história da Frida, mas não tinham noção do mundo fantástico que compõem o legado da artista irreverente e contestadora.



 

Na sala de imersão, os visitantes escutaram a voz da atriz amazonense Danielly Peinado recitando trechos da escrita da mulher conhecida até hoje pela pluralidade da sua arte. “Nós, humanos, nos aprisionamos em caixas de ferro, em casas de cimento e mil e uma desculpas. Nos tornamos prisioneiros de nós mesmo porque podemos racionalizar os riscos, porque podemos calcular a velocidade média quando vamos atravessar as ruas, porque sabemos que se saltarmos do precipício iremos encontrar a solidez do chão”, recitou a atriz enquanto os amigos refletiam sobre as palavras escritas no passado, mas que continuam atuais.

 

“Nós ficamos encantados pelo shopping dedicar este espaço a estas instalações, popularizando a arte. Saio daqui com a mensagem maior da Frida: a vida precisa ser vivida intensamente e compartilhada com quem se ama”, falou Richard Cândido, professor de História. O amigo complementou o elogio. “Aqui, tem muitos espaços ‘instagramáveis’. Isso atrai até quem não conhece nada de arte, permitindo a ampliação dos horizontes. Me senti acolhido pelas luzes e cores descontraídas”, disse o servidor público Luiz Oliveira.

 

As frases, assim como uma figura gigante da artista grafitada numa parede com quatro metros de altura, podem ser apreciadas em pé, sentado ou deitado. O shopping espalhou puffs pelo local, de forma que é possível descansar o corpo enquanto a mente absorve a beleza e ensinamentos da arte de Frida Khalo.  A entrada no espaço é gratuita e estão sendo seguidos todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID19. 

 

Frida em produtos

Quem sai do espaço ‘Cores de Frida’ com sede de conhecer mais sobre a artista ou de levar uma recordação para casa deste universo que mistura flores, bonecas e caveiras coloridas, encontra no Manauara Shopping objetos preciosos.

 

Na Saraiva, estão dispostos diversos livros que relembram a trajetória de Frida Khalo, desde a infância ao lado do pai alemão e da mãe mexicana até a descoberta do talento nas telas; a utilização dos elementos criados por ela na arquitetura e decoração, e até um livro de auto-ajuda. “Quando a exposição começou, aumentou a procura pelos itens da Frida. Os quadrinhos foram os primeiros a acabar, mas ainda temos um bom estoque dos demais. Só não sei por quanto tempo eles ainda ficarão nas prateleiras já que todo dia vem alguém em busca de livros sobre ela”, disse a vendedora da Saravia, Isabele Batista.

 

Na loja Objetos de Papel, um cartão com o rosto e as roupas coloridas, usadas para representar e homenagear o México, está disponível para os que apreciam a arte da mulher que se tornou símbolo do empoderamento feminino. Em muitas outras lojas, é possível encontrar as características das obras de Frida como nos sapatos coloridos e nos jogos de louça de mesa.

 

Curadoria

João Fernandes, o artista curador do Espaço Cores de Frida e diretor do espaço cultural Casarão de Ideias, no Centro de Manaus, é artista plástico, cenógrafo, produtor e gestor cultural, com 20 anos de experiência em manifestações artísticas, especialmente a dança e o teatro.

 

Serviço

O quê: Espaço “Cores de Frida”

Quando: Até o dia 13 de fevereiro, seguindo o horário de funcionamento do shopping

Onde: Piso Castanheiras – em frente à loja IPlace

Quanto: Gratuito

 

Sobre o Manauara Shopping

Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, e mobiliários que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.

 

Com 47 mil m² de ABL, possui 234 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas - e um teatro com 600 lugares.

 

O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) concedidas em 2012 e ISO 45 (Saúde e Segurança) concedida em 2019. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.

 

Sobre a Aliansce Sonae Shopping Centers

A Aliansce Sonae é a líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. A companhia está presente nas cinco regiões brasileiras e tem um portfólio de 38 shoppings, com participação em 27 empreendimentos e a administração de 11 shoppings de terceiros.   

 

Nenhum comentário