POSITIVIDADE TÓXICA: quando seu bem-estar interfere na felicidade do outro - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

POSITIVIDADE TÓXICA: quando seu bem-estar interfere na felicidade do outro


Você sabia que a positividade também pode ser ruim para o seu processo de felicidade? Já parou para pensar como a positividade pode ser tóxica?

Esse tipo de energia positiva tem hora e lugar para agir na mente de uma pessoa, e se for inoportuna ou invocada em uma situação inadequada? Será mesmo que a positividade tem o potencial de ser perigosa?

A verdade é que na vida tudo tem que ser na moderação, sem exageros, inclusive em comportamentos relacionados a autoestima e outros comportamentos diários.

A positividade tóxica realmente é uma coisa ruim?

Para você entender bem o que significa a positividade tóxica, antes é importante entender o que não é tóxico para a nossa felicidade e bem-estar.

O fato é que a positividade tóxica não é uma motivação agradável no momento certo na vida de uma pessoa, independente da circunstância que ela está vivendo.

Essa forma de positividade ruim tem o objetivo de manter que se deve ter uma mentalidade positiva.



No processo, exalar apenas emoções, sentimentos e pensamentos bons em todos os momentos, principalmente quando as coisas não estão indo muito bem.

Essa método pode ser bastante prejudicial porque desconta e desacredita sentimentos que não são positivas.

O que é positividade tóxica?

A positividade tóxica pode ser explicada como um ato de:

A verdade é que qualquer reconhecimento de alteração comportamental pode ajudar para que a positividade tóxica trabalhe em uma pessoa, como, por exemplo:

Estresse;
Negatividade;
Possíveis características incapacitantes do trauma

Sendo assim, essa positividade ruim e desvantajosa para a felicidade não entende a emoção e o sentimento que acompanha a experiência, como:
Encorajamento constante;
Tendência excessiva de ver apenas o lado bom das coisas.

O fato é que não existe nada de errado em observar para o lado bom e tentar permanecer uma pessoa determinada quando os tempos ficam complicados de resolver.



Porém, chega a um ponto em que o chamado pensamento benéfico pode se tornar tóxico? Será mesmo que isso vale a pena para o seu crescimento?

No entanto, se uma determinada pessoa está apresentando positividade tóxica em relação a si mesmo ou a outras, é fundamental observar por que isso é um problema para evitar.

Como evitar a positividade tóxica?

Você está sofrendo com esse tipo de problema e precisa parar porque está afetando sua felicidade e bem-estar? Confira a seguir algumas coisas que você pode fazer para evitar a positividade tóxica.

1 – Não descartar situações difíceis na vida

Ter pensamentos ruins envolve ver certas emoções como negativas também, como, por exemplo:

Raiva;
Tristeza;
Sentimento desconfortável.

Quando esses sentimentos complicados surgem, você precisa mesmo empurra completamente para baixo?

Comece a aprender com as dificuldades da vida, com isso, você entenderá com é gratificante usar os sentimentos também para ser uma pessoa decidida.

2 – Não se sentir culpado por suas emoções

Se uma determinada pessoa está lidando com positividade tóxica, ela pode apresentar um sentimento de culpa sempre que essas emoções ruins surgirem.

Quer ser uma pessoa mais feliz? Pare de se reprimir quando sentir emoções ruins, aprenda com os seus erros e seja uma pessoa mais resolvida na vida.

3 – Tenha gratidão pelas suas conquistas

Um sinal revelador de uma pessoa que não usa a positividade tóxica é focar na gratidão como uma forma de ser grato pelas coisas que conquistou.

Além disso, isso não quer dizer que ser uma pessoa grata não seja uma coisa ruim, mas pode ser quando uma pessoa está usando para se invalidar, não seja assim.





4 – Faça comparações saudáveis

Só porque uma determinada pessoa aparentemente está lutando com uma dificuldade melhor do que você, isso não é uma oportunidade para iniciar uma comparação de resultados.

A verdade é nas redes sociais, é fácil sentir que as pessoas é mais positivo e bem sucedidas do que você, assim fazendo com que você pense que deveria ser mais positivo também.

Portanto, as aparências enganam na vida real e nas redes sociais também. A cada um lida com as coisas à sua forma, descobrimos que nem todas as pessoas mostram quem realmente são.

Por isso, sempre evite se comparar com outras pessoas e vice-versa, as outras pessoas também podem ser como você.

5 – Acreditar que tudo acontece por um motivo

Mesmo que uma determinada pessoa realmente tenha fé que tudo acontece por um real motivo, ainda é importante sentir e processar os sentimentos e emoções no momento.

É melhor fazer isso do que racionalizar ou espiritualizar as coisas sem antes fazer uma análise detalhada dos acontecimentos recentes.
Como lidar com a positividade tóxica?

Se uma determinada pessoas está apresentando positividade tóxica no comportamento diário, a melhor coisa que ela pode fazer por si mesmo é simplesmente desenvolver aceitação os seus sentimentos sem julgamento.

Você precisa entender que você tem direito às suas próprias emoções e sentimentos. Além disso, você sempre deve estar atento às mensagens das redes sociais que podem:


Provocar comparações;
Criar uma versão de como você deveria se sentir.

Perceber quando esse tipo de positividade ruim está surgindo também pode exigir alguma atenção de sua parte. Como resolver esse tipo de problema? Sempre esteja você sendo assim consigo mesmo ou com os outros todos os dias até essa sensação de comparação sair da sua mente.
Evitar é mesmo a melhor solução?


O fato é que quando uma determinada pessoa está evitando ou desviando emoções difíceis, é tentador estar presente para elas. Quando isso acontecer, faça o seguinte:

Sente-se;
Reconheça-os.

Se uma determinada pessoa que você conhece está lidando com um amigo ou membro da família empurrando positividade tóxica, preste atenção nesse comportamento.

Isso porque quando essa pessoa está se sentindo para baixo, é a mesma ideia, por isso é importante permanecer firme na verdade apresentada.

Se está acontecendo com você, só você sabe exatamente como está se sentindo. Falar para manter a cabeça erguida em momentos com esses nem sempre é produtivo ou útil.

Portanto, explicar que uma pessoa quer sentir as emoções e sentimentos difíceis antes de olhar para o lado positivo, essa pessoa deve passar a mensagem.

Nenhum comentário