Chuva intensa deixa rastro de sujeira e danos pelas ruas de Parintins - Opinião Manauara

PUBLICIDADE

Últimas

Chuva intensa deixa rastro de sujeira e danos pelas ruas de Parintins

 

A chuva intensa que atingiu o município de Parintins, a 369 km de Manaus deixou centenas de famílias desabrigadas e revelou uma série de problemas causados pelo acúmulo de lixo e falta de pavimentação das vias públicas da ilha Tupinambarana


A vereadora Brena Dianná ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Parintins, nesta terça-feira (5), para relatar o drama vivido por centenas de pessoas que estão morando abrigo improvisado, enquanto suas casas não tem condições de habitação.


Eu estou solicitando da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Obras a realização de um mutirão de limpeza das vias de acesso aos bairros Lady Laura, Jacareacanga, Pascoal Alaggio, tendo em vista o que veio em decorrência dessas águas. O lixo foi para dentro das casas e também se concentra nas ruas e nas vias de acesso. Tem vias de acesso que a gente nem pode considerar ruas porque não chegou ali a urbanização, não chegou ali o asfalto, não chegou o tratamento de esgoto, o sistema de drenagem. Se já era ruim, agora tá pior”, relatou a vereadora Brena Dianná que pediu urgência no processo de limpeza e serviço de retirada da sujeira.


Obras inadequadas


Com a inundação, os problemas já existentes nas vias, em decorrência de obras executadas de forma inadequada foram evidenciados. Um dos exemplos é a estrada da comunidade do Macurany, que apesar de ter passado por obras de reparo no asfalto em 2021, apresenta riscos para os que trafegam pela pista. 


Sem sistema de drenagem, bueiros ou valas, a pista apresenta agora outra ameaça para os motoristas. “Um enorme buraco na lateral da estrada, nas proximidades do Banho da Cristina, precisa de uma ação imediata da Secretaria de Obras e Serviços Públicos a fim de evitar danos maiores, como o desabamento da estrada em virtude da profundidade do buraco”, alertou Brena Dianná.


Em agosto do ano passado, durante a execução da obra de pavimentação na estrada Parintins-Macurany, o prefeito Bi Garcia garantiu a durabilidade  do serviço e o emprego de material de boa qualidade nas obras da via. “Nós priorizamos a estrada do Macurany justamente pela buraqueira que existe naquele trecho localizado na metade da estrada. Nós estamos metendo agora asfalto de qualidade, tipo CBUQ, que é com 5 cm”, enfatizou o prefeito, na época.


Doações


A vereadora agradeceu o apoio prestado pelo deputado estadual Fausto Junior, que atendendo o seu pedido e participou da campanha de coleta de donativos para as vítimas da enchente. “O deputado Fausto Junior me ajudou a trazer as doações para a população parintinense. De avião, trouxemos inúmeras cestas básicas, kits de emergência, compostos de colchonete, cobertor, creme dental, sabonete. Trouxemos tudo o que as pessoas estão precisando emergencialmente”, explicou. 


Brenna Dianná esclareceu ainda que a campanha não chegou ao fim. “Mais coisas estão chegando de barco porque não deu para vir tudo no avião. Este material será entregue durante a semana”, garantiu a parlamentar.

Nenhum comentário